segunda-feira, 20 de outubro de 2014

OFICINAS PEDAGÓGICAS (OP'S)

INSCRIÇÕES
Serão oferecidas 30 vagas por cada oficina ofertada. As inscrições para as oficinas acontecerão no dia do Seminário, junto à secretaria do evento. A inscrição também será gratuita e não será necessário dispor de qualquer material para participar das oficinas.

OFICINAS

OP 01: O letramento literário na formação de discentes de ensino religioso: o filme “a múmia” sob a ótica do ensino religioso
Prof. Maria de Fátima Araújo (Escola Municipal Francisco de Assis Varela Cavalcante) e Bolsistas PIBID – UERN: André Lima, Francinete Greece, Luciene Francisca, Jamiry Rosiely de Mesquita e João Barbosa Neto
Entendendo o Egito como exemplo clássico de como o ambiente pode moldar uma forma particular de cultura e de religião, onde as transformações das estruturas sociais e religiosas são facilmente identificadas, aposta-se na compreensão do mito da Ressureição, presente na Religião Egípcia, através do Livro dos Mortos, destacados no filme A Múmia. A ação pedagógica nessa oficina é desenvolvida a partir da proposição da produção de um livro com informações básicas sobre a Religião Egípcia e seus principais personagens. Neste trabalho, orientamos docentes de Ensino Religioso a desenvolver e avaliar ações pedagógicas a partir do gênero filme.

OP 02: A poesia de Patativa do Assaré: as contribuições para o letramento literário no ensino religioso
Prof. Francisco de Assis Lopes (Escola Municipal Terezinha Paulino) e Bolsistas PIBID – UERN:Cintia Eliziário de Barros, Cícero Alves, Paulo Henrique Bezerra, Lívia Cristiana Costa Martins e Wesley Henrique Soares Silva
Nesta proposta, abordamos o sagrado na poesia de Patativa do Assaré em diálogo com a importância do fenômeno religioso como elemento da vida social, por percebermos a necessidade de buscar novas abordagens para os conteúdos que auxiliam o professor na sua prática pedagógica pluralista. Como a literatura proporciona uma comunicação entre mundos, contribuirá de forma significativa para as ações no contexto escolar. Por isso, orientamos a organização de uma sequência didática envolvente, cujo resultado promove a diversidade de pensamento, provocada pela intervenção criadora através da linguagem literária e da expressividade artística dos estudantes.

OP 03: Uma construção metodológica para o ensino religioso: o mito do roubo do Mjiöllnir de Thor
Profa. Themis Andrea Mello (Escola Municipal Professora Ivonete Maciel)e Bolsistas PIBID – UERN:Ana Paula de Lima Soares, Dione Maria , Flávia Gomes da Silva, Hugo Nascimento e Rosiane Paulo – Ciências da Religião/UERN
Pretendemos ampliar as práticas pedagógicas no âmbito das escolas públicas, através da construção metodológica fundamentada na narrativa mitológica de Thor. Com base no letramento literário e na compreensão de que o fenômeno religioso pode proporcionar um diálogo plural e multicultural, destacamos as características do deus nórdico dentro da história do roubo do Mjiöllnir, focalizando suas origens e tradições, além das crenças e valores que são compreendidos da leitura dessa narrativa. Conclui-se que essa proposta atinge a dimensão interdisciplinar e dialoga com o modelo de Ensino Religioso Pluralista.

OP 04: Letramento literário a partir de Ricardo Azevedo: os contos de enganar a morte em aulas de ensino religioso do ensino fundamental I
Prof. Francisco Melquíades Falcão Leal (Escola Municipal Professor Bernardo do Nascimento) e Bolsistas PIBID – UERN: Ana Carla Oliveira Nascimento, Carlos Alberto Peixoto de Paula, Layane Karla da Silva Santos, Priscila Fernandes da Costa e Rozélia Maria do Nascimento – UERN
Esta proposta discute a temática do letramento literário em aulas do Ensino Religioso a partir dos contos populares de Ricardo Azevedo que destacam a personagem Morte e os meios que os homens se utilizam para fugirem dela. Assim, pretendemos contribuir para o enriquecimento das aulas de Ensino Religioso, ao promover a prática leitora em parceria com atividades de escrita e reescrita e dramatização.

OP 05: Metodologia do Ensino Religioso para Pedagogos e Professores do 1º ao 5º ano.
Prof. Antonio Max F. da Costa (Escola Municipal Emanuel Bezerra)

Nessa oficina sobre Metodologia do Ensino Religioso será trabalhado conceitos teóricos e a prática do Ensino Religioso em sala de aula. No desenvolvimento da oficina propõe-se apresentar propostas de atividades para que os Pedagogos e Professores de Ensino Religioso utilizem no exercício docente, especificamente nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).

Nenhum comentário:

Postar um comentário