INSCRIÇÕES
Serão oferecidas 30 vagas por cada oficina ofertada. As inscrições para
as oficinas acontecerão no dia do Seminário, junto à secretaria do evento. A
inscrição também será gratuita e não será necessário dispor de qualquer
material para participar das oficinas.
OFICINAS
OP 01: O letramento literário na formação de discentes
de ensino religioso: o filme “a múmia” sob a ótica do ensino religioso
Prof. Maria de Fátima
Araújo (Escola Municipal Francisco de Assis Varela Cavalcante) e Bolsistas
PIBID – UERN: André
Lima, Francinete Greece, Luciene Francisca, Jamiry Rosiely de Mesquita e João
Barbosa Neto
Entendendo
o Egito como exemplo clássico de como o ambiente pode moldar uma forma
particular de cultura e de religião, onde as transformações das estruturas
sociais e religiosas são facilmente identificadas, aposta-se na compreensão do
mito da Ressureição, presente na Religião Egípcia, através do Livro dos Mortos,
destacados no filme A Múmia. A ação
pedagógica nessa oficina é desenvolvida a partir da proposição da produção de
um livro com informações básicas sobre a Religião Egípcia e seus principais
personagens. Neste trabalho, orientamos docentes de Ensino Religioso a
desenvolver e avaliar ações pedagógicas a partir do gênero filme.
OP 02: A poesia de Patativa do Assaré: as contribuições
para o letramento literário no ensino religioso
Prof. Francisco de Assis Lopes (Escola
Municipal Terezinha Paulino) e Bolsistas PIBID –
UERN:Cintia Eliziário de Barros, Cícero Alves, Paulo Henrique Bezerra,
Lívia Cristiana Costa Martins e Wesley Henrique Soares Silva
Nesta
proposta, abordamos o sagrado na poesia de Patativa do Assaré em diálogo com a
importância do fenômeno religioso como elemento da vida social, por percebermos a necessidade de buscar
novas abordagens para os conteúdos que auxiliam o professor na sua prática
pedagógica pluralista. Como a literatura proporciona uma comunicação entre
mundos, contribuirá de forma significativa para as ações no contexto escolar.
Por isso, orientamos a organização de uma sequência didática envolvente, cujo
resultado promove a diversidade de pensamento, provocada pela intervenção
criadora através da linguagem literária e da expressividade artística dos
estudantes.
OP 03: Uma construção metodológica para o ensino
religioso: o mito do roubo do Mjiöllnir de Thor
Profa.
Themis Andrea Mello (Escola Municipal
Professora Ivonete Maciel)e Bolsistas PIBID
– UERN:Ana
Paula de Lima Soares, Dione Maria , Flávia Gomes da Silva, Hugo Nascimento e
Rosiane Paulo – Ciências da Religião/UERN
Pretendemos ampliar as práticas pedagógicas no
âmbito das escolas públicas, através da construção metodológica fundamentada na
narrativa mitológica de Thor. Com base no letramento literário e na compreensão
de que o fenômeno religioso pode proporcionar um diálogo plural e
multicultural, destacamos as características do deus nórdico dentro da história
do roubo do Mjiöllnir, focalizando
suas origens e tradições, além das crenças e valores que são compreendidos da
leitura dessa narrativa. Conclui-se que essa proposta atinge a dimensão
interdisciplinar e dialoga com o modelo de Ensino Religioso Pluralista.
OP 04: Letramento literário a partir de
Ricardo Azevedo: os contos de enganar a morte em aulas de ensino religioso do
ensino fundamental I
Prof.
Francisco Melquíades Falcão Leal (Escola Municipal Professor Bernardo do Nascimento)
e Bolsistas PIBID – UERN: Ana Carla Oliveira
Nascimento, Carlos Alberto Peixoto de
Paula, Layane Karla da Silva Santos, Priscila Fernandes da Costa e Rozélia Maria do
Nascimento – UERN
Esta proposta discute a temática
do letramento literário em aulas do Ensino Religioso a partir dos contos
populares de Ricardo Azevedo que destacam a personagem Morte e os meios que os
homens se utilizam para fugirem dela. Assim, pretendemos contribuir para o
enriquecimento das aulas de Ensino
Religioso, ao promover a prática leitora em parceria com atividades de
escrita e reescrita e dramatização.
OP 05: Metodologia
do Ensino Religioso para Pedagogos e Professores do 1º ao 5º ano.
Prof. Antonio Max F. da Costa (Escola Municipal Emanuel Bezerra)
Nessa oficina sobre Metodologia do
Ensino Religioso será trabalhado conceitos teóricos e a prática do Ensino
Religioso em sala de aula. No desenvolvimento da oficina propõe-se apresentar
propostas de atividades para que os Pedagogos e Professores de Ensino Religioso
utilizem no exercício docente, especificamente nas séries iniciais do Ensino
Fundamental (1º ao 5º ano).
Nenhum comentário:
Postar um comentário